A questão da durabilidade de um pneu sempre gera dúvidas. O que sempre ouvimos da indústria automotiva e lojas especializadas é que usado, rodado ou com aparência de novo, os pneumáticos devem ser trocados, por questão de segurança, cinco anos após o data de fabricação registrada no código DOT do produto.
Nosso leitor Karl Zeller (nome fictício, a pedido) entrou em contato dizendo que precisou trocar os pneus de seu carro, um Mercedes-Benz E250. Não encontrando os modelos originais nas lojas de pneus de Belo Horizonte, conseguiu fazer a troca na concessionária autorizada da marca alemã na capital mineira - Bamaq, onde sempre leva seu carro para revisões e assistência técnica.
Os pneus foram encomendados com a Continental. Quando chegaram, após espera de algumas semanas, verificou que a data de fabricação registrada no código DOT nos pneus era de 05/2022 (o que significa a quinta semana de 2022). Ou seja, os pneus que ele recebeu já têm mais de dois anos de idade. "Como a vida útil de um pneu, segundo sempre soube por meio de leituras e conversas com pessoal da área, é de cinco anos, sai da oficina certo de haver comprado pneus como novos, mas que na verdade já estão na metade de sua vida útil", disse Zeller.
Antes porém, ele fez esse alerta e reclamação na concessionária, que por sua vez disse que a Continental informou que "a validade da vida do pneu é a partir da emissão da Nota Fiscal".
Para esclarecer a questão, nossa reportagem relatou o ocorrido ao fabricante no Brasil. A seguir a esclarecedora resposta recebida do gerente de Serviços Técnicos ao Cliente, da Continental Pneus, Renato Siqueira.
"No mercado, é comum confundir a validade de um pneu com o prazo de garantia. No entanto, os pneus não possuem uma data de validade conforme esclarecido pelos produtores nacionais através da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). O envelhecimento do pneu é um processo químico e físico gradual, que ocorre mesmo quando o pneu ainda não foi utilizado e está armazenado corretamente.
Em condições ideais de armazenamento - em um ambiente arejado, seco, protegido da radiação solar direta e afastado de agentes químicos - o pneu mantém suas propriedades originais e desempenho por um longo período. Assim, um pneu armazenado adequadamente por até 5 anos pode ser vendido como novo e instalado sem comprometer a segurança ou performance, exceto em casos em que haja restrições legais específicas.
A Continental do Brasil, em alinhamento com a ANIP e montadoras internacionais, sugere a troca dos pneus após dez anos da data de fabricação, mesmo que eles estejam visualmente em bom estado e sem uso. Essa recomendação visa minimizar o impacto do envelhecimento natural dos materiais, que com o tempo pode afetar a performance e a segurança do pneu. A partir do quinto ano, recomenda-se a inspeção anual dos pneus para avaliar sua condição.
Cinco anos é garantia oferecida a partir da data de compra do pneu ou do veículo. A data de fabricação pode ser identificada no pneu por meio do código DOT, composto por quatro dígitos: os dois primeiros representam a semana e os dois últimos o ano de fabricação. Para pneus de passeio, ela cobre eventuais problemas decorrentes de falhas no processo de produção, incluindo os três meses de garantia legal e o restante como garantia contratual."
Confirmando as explicações da Continental Pneus, a ANIP instrui em seu site que "é recomendável que qualquer pneu com mais de 5 anos de fabricação seja examinado por um técnico qualificado para determinar se está em condições de continuar rodando. Depois dessa verificação, recomenda-se fazer esse exame anualmente. Se não houver qualquer sinal de envelhecimento (o que depende das condições de uso ao qual foi submetido), o pneu pode continuar a ser usado normalmente."